sexta-feira, 26 de março de 2010

Festival de Curitiba.

Grupo Canadense tras arte circense para o 19° festival de curitiba.












18 anos depois...
Vida, movimento e arte pelos palcos e ruas da cidade


Festival de Curitiba chega à 19ª edição
O Festival de Curitiba, que teve sua primeira edição em 1992, reúne durante o mês de março atrações culturais de todo país. Desde então, mais de 1,5 milhão de pessoas já conferiram mais de três mil espetáculos. Além disso, o festival movimenta a cidade com cursos, palestras, festas, oficinas, ou seja, manifestações culturais dos mais variados gêneros.
Dessa forma, o Festival de Curitiba representa um apanhado cultural das produções que acontecem no país, e mostra um quadro amplo das produções artísticas nacionais contemporâneas. De todo o Brasil e inclusive do exterior, profissionais ligados a arte realizam projetos expondo a heterogeneidade de atividades que, em diferentes eventos formam uma programação recheada de criatividade e fértil em qualidade.
Por toda a cidade os tradicionais locais de cultura, teatro e entretenimento repartem os holofotes com espaços inusitados nos quais chegam os braços do evento, são eles: praças, bares, barracões, ruas e avenidas que surpreendem o público com as novidades que sempre tratam de entreter e divertir o público. Neste ano o Fringe, que está em sua 13ª edição, conta com a presença de 368 espetáculos. Desde sua primeira edição, o Fringe atua como mostra aberta recebendo espetáculos de todos os cantos do país e do exterior.
O Festival de Curitiba, que está em sua 19ª edição, é referência e faz parte do cenário cultural brasileiro. Firmou-se como uma vitrine e um espaço plural que em um único evento apresenta atividades artísticas variadas por toda a cidade, para plateia formada por pessoas de todo o Brasil.


Festival de Teatro de Curitiba é um festival brasileiro de teatro, realizado anualmente em Curitiba, capital do estado do Paraná. Apresenta peças teatrais nacionais e internacionais e é referência nacional, contando com uma série de estréias entre as peças em cartaz a cada ano.
Foi idealizado por Leandro Knoplholz e Carlos Eduardo Bittencourt, na época com 18 e 22 anos, e organizado com a ajuda de Cássio Chamecki e Victor Aronis. A primeira edição, em 1992, contou com a participação de grandes nomes do teatro brasileiro, como José Celso Martinez Corrêa, Antunes Filho, Gerald Thomas, Cacá Rosset e Gabriel Vilela.
Dados consolidados até 2006 mostram que o festival apresentou um total de 747 peças, para um público de aproximadamente 700 mil pessoas.
video

Nenhum comentário:

Postar um comentário